Descrição
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SUMÁRIO
CAPÍTULO 1 – RELAÇÃO DO DIREITO ADMINISTRATIVO COM O TRÂNSITO
1.1. O Estado, o Direito e seus ramos
1.2. Tripartição de poderes e funções de Estado
1.3. Controle mútuo
1.4. Conceito de Direito Administrativo
1.5. Fontes do Direito Administrativo
1.6. Regime jurídico-administrativo
1.7. Importância do Direito Administrativo para os profissionais de trânsito
CAPÍTULO 2 – PRINCÍPIOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
2.1. Princípios constitucionais
2.1.1. Igualdade jurídica
2.1.2. Legalidade
2.1.3. Impessoalidade
2.1.4. Moralidade
2.1.5. Publicidade
2.1.6. Eficiência
2.2. Outros princípios
2.2.1. Finalidade e interesse público
2.2.2. Razoabilidade e proporcionalidade
2.2.3. Motivação
CAPÍTULO 3 – PODERES DA ADMINISTRAÇÃO
3.1. Poder de polícia
3.2. Poder regulamentar
3.3. Poder hierárquico
3.4. Poder disciplinar
3.5. Poder vinculado
3.6. Poder discricionário
CAPÍTULO 4 – ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA
4.1. Desconcentração e descentralização administrativa
4.2. Administração direta e indireta
4.3. Entidades paraestatais
4.3.1. Autarquias
4.3.2. Fundações
4.3.3. Empresas estatais
4.4. Agências Reguladoras
4.5. Consórcios públicos
4.6. Autonomia dos entes federados e o Sistema Nacional de Trânsito
CAPÍTULO 5 – AGENTES PÚBLICOS
5.1. Classificação dos agentes públicos
5.2. Cargos, empregos e funções públicas
5.3. Investidura, nomeação e contratação
5.4. Cargos em comissão e funções de confiança
5.5. Inaplicabilidade da terceirização ao agente de trânsito
CAPÍTULO 6 – ATOS ADMINISTRATIVOS
6.1. Conceito de ato administrativo
6.2. Requisitos de validade
6.2.1. Competência
6.2.2. Finalidade
6.2.3. Forma
6.2.4. Motivo
6.2.5. Objeto
6.3. Atributos
6.3.1. Presunção de legitimidade
6.3.2. Auto-executoriedade
6.3.3. Imperatividade
6.4. Classificação dos atos administrativos
6.5. Discricionariedade e vinculação
6.5.1. Teoria dos motivos determinantes
6.6. Extinção dos atos administrativos
CAPÍTULO 7 – LICITAÇÃO E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS
7.1. Conceito e finalidades da licitação
7.2. Princípios
7.3. Objeto, dispensa e inexigibilidade
7.4. Modalidades
7.5. Fases
7.6. Sanções administrativas e criminais
7.7. Peculiaridades dos contratos administrativos
CAPÍTULO 8 – SERVIÇO PÚBLICO
8.1. Ordem econômica: Serviço público e Atividade econômica
8.2. Titularidade na prestação do serviço público e regime jurídico
8.3. Prestação do serviço público pela iniciativa privada
8.4. Remuneração
8.5. Princípios relativos ao serviço público
8.6. Serviços públicos no trânsito
CAPÍTULO 9 – PROCESSO ADMINISTRATIVO
9.1. Processo e Procedimento
9.2. O devido processo legal
9.3. Ilícito Administrativo e Sanção
9.4. Princípios aplicáveis às sanções administrativas
CAPÍTULO 10 – RESPONSABILIDADES DOS GESTORES DE TRÂNSITO
10.1. Controle interno e externo
10.2. Tríplice responsabilidade
10.3. Crimes contra a Administração
10.4. Responsabilidade objetiva do Estado
10.5. Improbidade administrativa
10.6. Responsabilidade fiscal
10.7. Abuso de autoridade
10.8. Ação popular
10.9. Ação civil pública
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PREFÁCIO
Por Frederico Pierotti Arantes
Presidente do Conselho Estadual de Trânsito de São Paulo.
Recebi com enorme prazer e apreensão, a difícil tarefa de prefaciar esta obra. Conheci o Mestre, Professor e Capitão da Polícia Militar do Estado de São Paulo, no final de 2.014, quando passei a presidir o Conselho Estadual de Trânsito de São Paulo. Desde então, a dedicação e o profissionalismo do autor, sempre foram suas marcas registradas, aumentando sobremaneira a satisfação em poder apresentar a presente obra aos leitores.
No que diz respeito à obra, que também tive a sorte e a oportunidade de acompanhar o seu desenvolvimento, entendo e a classifico como instrumento imprescindível aos operadores e gestores de trânsito, uma vez que traz consigo os diversos conceitos que balizam a atividade da Administração Pública. Neste sentido, a obra apresentada é de fundamental importância sob dois importantes aspectos: o primeiro, que diz respeito ao conhecimento dos operadores de trânsito e do Direito e o segundo, não menos importante, que diz respeito à completa e adequada entrega do serviço público aos seus administrados.
Vejamos, não me parece crível, nem tampouco aceitável, que o cidadão seja submetido a regras sem limites, uma vez que a Administração Pública também está sujeita a diversos princípios, podendo destacar, o da legalidade, impessoalidade, moralidade e publicidade. Desta forma, valiosa a contribuição desta obra, no sentido de demonstrar a importância da aplicação dos princípios que regem o Direito Administrativo, sob pena de edição de normas e regras inconstitucionais.
Por certo, inequivocamente, este livro auxiliará os leitores a ampliarem seus conhecimentos, atribuindo-lhes um maior senso crítico e maior atenção às razões das edições e dos vetos de normas que, prima facie, ainda que possam ser consideradas de interesse público, em alguns casos, na sua essência possam pecar pelo vício de iniciativa ou simplesmente pela incompetência para tratar da matéria. Estes pontos são muito bem abordados pelo Professor Julyver. Ouso afirmar que a obra “Lições de Direito Administrativo”, será o ponto de partida para o aprofundamento da matéria.
Por fim, posso dizer que além da oportunidade de trabalhar com o autor, a maior satisfação foi e continua sendo, o aprendizado e amizade desse incansável operador do Direito e do Trânsito.
Desejo muito sucesso ao amigo, e uma excelente leitura a todos.’
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POLÍTICAS, TERMOS E CONDIÇÕES
Olá, tudo bem?
Gostaria de informá-los de que todas as informações relacionadas ao site, como: Política de Pagamento (descontos, parcelamentos, cupons de desconto e garantia); Política de Reembolso; Política de Frete; Política de Entrega; e Política de Trocas e Devoluções, bem como link para a Lei que estabelece o Código de Defesa do Consumidor que dispõe sobre a proteção do consumidor e Decreto que a regulamenta, encontram-se no endereço:
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Muito Satisfeito!
Julyver Modesto