ECEAT ENTREVISTA – Juarez Garcia Sant’Anna

Juarez Garcia Sant´Anna

Juarez Garcia Sant´Anna

Confira a entrevista com um dos autores da Coleção Siga em Frente

Por que o senhor decidiu escrever sobre o tema?
Sou  professor há  25 anos e trabalho  como Educador de Trânsito há 10 anos. Vivencio a necessidade dos Educadores  em  criar atividades pedagógicas com linguagem adequada e clara ao tema trânsito,  integrados aos conteúdos curriculares,  com interação entre as  disciplinas, alunos e professores. Decidi elaborar um material educativo  “Apostila Siga em Frente” do Pré ao 5º ano com atividades de fácil compreensão.

Qual é a principal ideia que o professor e o aluno terão em concluir o projeto ?
A ideia é que todas as pessoas envolvidas no projeto se tornem multiplicadores por meio desse ensino, criando valores com ações contínuas, onde interagem professor, aluno e comunidade, direcionadas à importância  do  respeito às leis de trânsito.

A apostila é resultado de uma tese ou de um estudo?
Acredito que os dois: as apostilas foram elaboradas por uma necessidade do Departamento de Trânsito e das Escolas Municipais onde eu trabalho. Nesse período também estava fazendo Pós graduação em Gestão Ambiental e  foi quando escolhi  o tema “Meio Ambiente e Trânsito”para minha monografia.

Coleção Siga em FrenteAo escrever o livro você pensa em atingir algum público específico?
Todos os segmentos da sociedade. O tema trânsito, incorporado ao currículo escolar, debate as questões sociais e a construção da cidadania que começa na escola e se multiplica aos demais e  os alunos são os principais multiplicadores dessa prática.

Qual é parte do livro que o Senhor mais gosta ou acha importante? Tem alguma parte curiosa que se deve ter mais atenção?
Gosto de toda edição desde o  Pré ao 5º ano. A atenção maior é para o desenvolvimento do projeto, cada página é comentada, então, o professor deve acompanhar a análise pedagógica: o objetivo, desenvolvimento metodológico, atividade complementar e a sugestão do professor dão ao orientador condições de avaliação e argumentação sobre o assunto “trânsito”.

 

Por admin

2 comentários “ECEAT ENTREVISTA – Juarez Garcia Sant’Anna

Deixe uma resposta